Programação Neurolinguística (PNL)
PNL é uma abreviação de Programação Neurolinguística. Este nome tem três componentes muito influentes na experiência de vida humana: programação, neurologia e linguística. A programação que nos fazemos com o decorrer da vida determina o nosso mapa, o nosso modelo do Mundo. A neurologia gere as funções do nosso corpo e a linguística a nossa comunicação e interação com os demais. A programação neurolinguística trabalha com estas três componentes.
Fundada por John Grinder (linguista) e Richard Bandler (matemático, programador informático e terapeuta de Gestalt) nos anos 70's, que identificaram e examinaram os padrões verbais e comportamentais dos terapeutas Fritz Perls (criador da terapia de gestalt), Virginia Satir (terapeuta familiar internacionalmente reconhecida) e Milton Erickson, fundador da American Society of Clinical Hypnosis e um dos mais conhecidos psiquiatras de sucesso clínico de todos os tempos. Foi deste estudo e análise feita a estes grandes terapeutas que nasceu a PNL a programar as nossas neurologias através da linguística... e não só.
O nosso cérebro é como um mapa, gravou e registou a nossa experiência, na sua totalidade, até ao momento presente. Este mapa não é a realidade, não é o território, é sim, o nosso mapa interno, é único! Formado por todas as nossas crenças, omissões, distorções, generalizações, etc, cada mapa do mundo determina os nossos sentimentos e comportamentos, o que significa que pode restringir-nos de certas opções e resultar, assim, em problemas. Familiar do desenvolvimento pessoal e da terapia, a PNL envolve a compreensão de que as pessoas podem criar o seu próprio mapa interno do mundo, reconhecendo padrões de pensamento prejudiciais e destrutivos e modificando ou substituindo esses padrões por outros mais úteis e benéficos.
O nosso mapa pode-nos “engarrafar” a vida, bloquear-nos, impedir-nos de atingirmos os nossos objetivos - mas a boa notícia é que pode sempre "reprogramá-lo".
Técnicas:
- Ancoragem – Criação de âncoras, técnica para desencadear uma sensação, um estado desejado, no momento que ele nos for útil.
- Swish, Cura de Fobias, submodalidades – para substituir um padrão de pensamento que desencadeia um comportamento indesejado por um que leve ao que se deseja.
- Reenquadramento (Reframing) – para alterar o significado de um evento alterando a percepção desse mesmo evento
- Futuro Atraente – para criar mudanças nas associações emocionais passadas, criar recursos e programar o subconsciente para novas situações, programar o subconsciente para um futuro desejado. O termo programar o subconsciente não é o que mais me agrada, parece muito técnico/mecânico, mas até ao momento é o único que encontro para transmitir a ideia.
- Integração das partes (Core Transformation) – para integração de várias partes de nós mesmos que por vezes se encontram em conflito (uma das minhas ferramentas favoritas pelo poder transformacional profundo que produz).
- Desassociação Visual/Cinestésica/Neuronal – para eliminar reações, respostas e sentimentos negativos associados a eventos passados (traumas, fobias, etc). A desassociação é feita a nível energético e neurológico.
- Metáforas – Utilizada com outras técnicas para melhorar a comunicação com o subconsciente
- Linha do Tempo – melhor explicado aqui
- Alinhamento dos Níveis Neurológicos – melhor explicado aqui
- O Trabalho – melhor explicado aqui
Lyndie M.